Higiene e Cuidados para Cães e Gatos

Ao contrário do que muitos podem pensar, banho e tosa não são realizados apenas para deixar o seu cão ou gato limpinho e cheiroso. Realizar banho e tosa regularmente ajuda a evitar uma série de problemas de saúde no seu pet, tais como pulgas, carrapatos, problemas de pele, bactérias, ácaros, fungos e inclusive acidentes.

 

COMO ESCOLHER UM LOCAL PARA BANHO E TOSA?

Verifique se o espaço possui um responsável técnico.

Na hora de escolher um estabelecimento para o banho e tosa do seu animal, lembre-se que o local deve ter um médico veterinário como responsável técnico (Decreto nº 40.400/1995, artigo 3º).

Certifique-se de que os procedimentos sejam feitos por profissionais especializados.

Questione o estabelecimento quanto aos treinamentos e cursos de especialização dos profissionais que realizarão o banho e a tosa. Para que sigam padrões de tosa de cada raça e siga os devidos cuidados na hora do banho para que o seu pet não sofra com queimaduras, olhos vermelhos, dificuldade para defecar, cortes na pele, problemas no ouvido e até fraturas provocadas por quedas.

Leve em consideração o quanto o seu pet gosta do local do banho.

É importante sentir o quanto ele se sente bem com o ambiente e as pessoas que farão os procedimentos. Quanto mais tranquilo o seu cão ou gato ficar, menor a chance de algum acidente ao manuseá-lo vir a acontecer.

 

CONSULTE SEU VETERINÁRIO.

Você também pode dar banho em cães ou gatos em casa. No entanto, consulte o seu veterinário para que ele oriente sobre qual tipo de tosa, frequência e cuidados relacionados à raça, pelagem, idade e porte do seu pet.

O procedimento de banho e tosa pode ser estressante para os animais. Portanto é importante acostumá-lo desde cedo a ser manuseado em atividades como escovar sua pelagem, limpar ouvidos, escovar os dentes, aos poucos. Além disso, ao realizar esses cuidados desde que são filhotes contribuirá para prevenir nós nos pelos, otite, dermatite, cáries, entre outros.

 

BANHO É BOM, BANHO É MUITO BOM...

O banho e tosa promove saúde tanto para os cães e gatos quanto para quem vive com eles, portanto cuide bem do seu pet para que ele esteja sempre limpo e saudável. Só não podemos nos esquecer de ter paciência e dar muito carinho com eles que, na maior parte dos casos, são parte da nossa família.

 

 


Categoria: Orientações

Publicado em: