Serviços

Nefrologia e Urologia

Cães e gatos comumente apresentam doenças relacionadas ao trato urinário e rins. A causa mais comum de doença do trato urinário é a formação de cristais e/ou cálculos urinários, sendo que a bexiga urinária é a localização mais comum para sua formação.
Fatores predisponentes como raça, tipo de dieta, hábitos de micção e ingestão de água são importantes para o desenvolvimento da doença.

As doenças renais em cães e gatos surgem normalmente em razão da longevidade, em particular a Doença Renal Crônica (DRC) que é caracterizada pela perda funcional de pelo menos 75% dos néfrons de ambos os rins. Desta forma, o rim se torna incapaz de realizar todas as funções, causando inúmeros distúrbios no organismo. As principais manifestações clínicas são aumento da ingestão de água, aumento do volume urinário, êmese, perda de peso, apatia.

O diagnóstico é baseado em histórico do animal, exame físico e exames complementares como exames de sangue, exame de urina, mensuração da pressão arterial e ultra-som. O estadiamento da DRC é baseado nos achados encontrados nos exames complementares, e são fundamentais para determinação das medidas de acompanhamento e tratamento. Geralmente, o tratamento é baseado na correção da desidratação, dos distúrbios eletrolíticos, da pressão arterial sistêmica, bem como controle das náuseas/êmese e manejo da dieta.