Serviços

Oncologia

O termo neoplasia indica uma nova formação, e é o termo mais indicado para os conhecidos tumores. Neoplasias são frequentemente vistas nas espécies felina e canina nos dias de hoje, isto porque, com o vínculo afetivo estreitado pelo contato direto com seres humanos, os cães e gatos passaram a ter maior expectativa de vida e por consequência doenças que antes eram pouco diagnosticadas.

A células tumorais possuem uma alteração na sua multiplicação, sendo que, na forma benigna não haverá o risco de metástase somente a proliferação descontrolada, já nos casos de malignidade haverá a proliferação descontrolada, mais a produção de substâncias angiogênicas (novos vasos), a invasão de tecidos vizinhos (metástases), e a perda da função celular.

O uso de intervenções cirúrgicas, quimioterapia, crioterapia, radioterapia, eletroquimioterapia, entre outros métodos de tratamento é uma realidade na Medicina Veterinária. E muitas vezes quando a cura não é possível o objetivo no tratamento pode ser aumentar a sobrevida e proporcionar qualidade de vida aos animais.

O médico veterinário especializado em oncologia pode através da avaliação e do diagnóstico do paciente buscar o tratamento mais efetivo e que melhor se adeque a cada animal. Se o seu animal necessita desta especialidade não deixe de nos consultar.