OTITE EXTERNA

Você conhece sobre Otite Externa? Neste artigo explicamos para você!
Artigo Otite externa Hospital Veterinário Butantã

Escrito por

Fernanda Lima Sgroi

A otite externa é uma inflamação ou infecção do canal auditivo externo.

Muitos fatores podem contribuir para o desenvolvimento de otite externa no cão e no gato, como: parasitas, corpos estranhos, doenças alérgicas, entre outros.

Alguns fatores predisponentes favorecem a ocorrência e recidiva das otites externas, como: pavilhões auriculares tombados (‘orelhas caídas’), presença de grande quantidade de pelos nos condutos, estenose/estreitamento dos condutos, processos obstrutivos (como nódulos, por exemplo) e erros de manejo (limpeza inadequada e/ou com produtos não efetivos ou mesmo limpeza realizada de forma incorreta).

Em casos graves ou de longa duração sem tratamento eficaz, o quadro pode evoluir e atingir as porções mais internas da estrutura do ouvido (ouvido médio ou interno), atingindo o tímpano e necessitando de tratamento imediato.

O diagnóstico é simples e inclui uma anamnese bem detalhada para identificação dos fatores predisponentes e evolução.

A otoscopia é uma ferramenta de diagnóstico simples, eficaz e muito usada pelo dermatólogo, que consiste na visualização dos condutos e membrana timpânica, identificando possíveis alterações. A avaliação microscópica da secreção ótica (cerúmen) auxilia no tratamento direcionado de acordo com o agente identificado ao exame da lâmina. Outros exames podem ser necessários, porém, variam de acordo com avaliação clínica.

Tratamento

O tratamento tende a ser simples, na dependência de cada caso. É importante ressaltar que em muitos casos, a otite tem origem multifatorial, ou seja, o paciente apresenta o quadro por uma somatória de fatores que necessitam ser identificados pelo dermatólogo e corrigidos para o sucesso no tratamento, o médico veterinário dermatólogo saberá avaliar cada caso detalhadamente.

Agende sua avaliação e tire as suas dúvidas!

compartilhe esta publicação!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email