A importância da vacinação em cães e gatos

Você sabe a importância da Vacinação em Cães e Gatos? Neste artigo explicamos para você!
Artigo A importância da vacinação em cães e gatos Hospital Veterinário Butantã

Escrito por

Luciana Lazar Metran

Vacinar seu animal é extremamente importante, é um método eficiente contra as doenças infecciosas, pois o seu animal ficará imune sobre essas doenças.

As que podem afetar os cães, que poderiam ser evitadas com a vacinação polivalente, são elas:

Cinomose, parvovirose, adenovírus tipo 2, coronavirose, parainfluenza, leptospiroses. Existem outras vacinas, que serão aplicadas, dependendo do tipo de vida que o animal leva, são elas: vacina contra bordetella e giárdia, e ainda contra a Leishmaniose.

E as doenças que podem afetar os gatos, se não vacinados, são:

Panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose e existem outras vacinas para os gatos que são dadas de acordo com o tipo de vida que o animal leva.

E tanto para cães e gatos, a vacina anti-rábica (contra a Raiva), é obrigatória pela Organização Mundial da Saúde.

Se você tiver planos de viajar com seu animal de estimação, ou hospedar-se em hotéis, que aceitem animais, creches para o animal passar o dia, as vacinas podem ser exigidas pelo estabelecimento, mas também protegem o seu companheiro de contrair doenças contagiosas de outros animais, assim como disseminar involuntariamente a infecção. Se o seu animal de estimação contrair uma doença, pode ser muito difícil de tratar. A boa notícia é que a maioria das doenças é facilmente evitável através da vacinação de rotina. Outra grande necessidade de se vacinar os animais, é por saúde pública, o que diz respeito a zoonoses que são doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos como: leptospirose e raiva, doenças extremamente graves. Para que o animal seja vacinado corretamente, é necessária uma avaliação prévia do Médico Veterinário, o único profissional habilitado e com conhecimento para tal avaliação, o animal deve estar livre de infecções, inflamações, verminoses, pulgas, carrapatos, em suma, o animal deve estar saudável para receber um programa de vacinação específico.

Referência

Revista Veterinária – http://www.revistaveterinaria.com.br/importancia-da-vacinacao-dos-animais-domesticos-caes-e-gatos/ h

compartilhe esta publicação!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email