A influência do Tumor de Mama em pacientes diabéticos

Você sabe com o Tumor de Mama influencia em pacientes diabéticos? Neste artigo explicamos para você.
Artigo A influência do tumor de mama em pacientes diabéticos Hospital Veterinário Butantã

Escrito por

Raquel Fukumori

A campanha do outubro rosa

É notoriamente reconhecida por pregar a conscientização no que tange a prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Todavia, ela abrange não somente os humanos, mas também nossos pets de maneira geral; e até mesmo por isso, fala-se muito sobre a importância da castração – principalmente antes do primeiro cio em gatas e cadelas – para que as chances de desenvolvimento do tumor sejam reduzidas vertiginosamente (embora hajam estudos recentes que apontam para o fato de que os animais podem continuar com essa proteção, mesmo com a castração mais tardia).

Além de reduzir os riscos de câncer de mama, a castração, principalmente das fêmeas, têm um papel importante no desenvolvimento da diabetes. Uma vez que, após o cio, há um aumento da progesterona, o mesmo hormônio gerado durante a gestação, que é um hormônio que disponibiliza mais glicose no sangue e não deixa a insulina agir corretamente, fenômeno chamado de resistência insulínica, que predispõe o desenvolvimento de diabetes.

Além disso, os tumores de mama também secretam um hormônio que tem a mesma ação da progesterona no desenvolvimento da resistência insulínica, o hormônio do crescimento (GH). O uso de anticoncepcionais também podem predispor, tanto o desenvolvimento da diabetes como os tumores de mama, sendo seu uso totalmente contraindicados, sendo a castração a melhor forma de prevenir os tumores de mama, e em fêmeas diabéticas, deve ser sempre indicada para que a paciente tenha um melhor controle glicêmico e melhor qualidade de vida.

O mês de novembro

Também é considerado o mês de conscientização da diabetes, e portanto todos os cuidados com os pacientes diabéticos devem ser divulgados.

Por tanto, não se esqueça: castrar é um gesto de amor, carinho e atenção com seu pet!

 

compartilhe esta publicação!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email