Animais castrados engordam mais?

Artigo Animais castrados engordam mais ? Hospital Veterinário Butantã

Escrito por

Raquel Fukumori

Quantas vezes os tutores já não se depararam com o seguinte questionamento:

“se eu castrar meu cão, será que ele vai engordar?”

Antes de tudo, é fundamental frisar a importância da castração. Animais não castrados costumam apresentar uma incidência muito maior de doenças, e consequentemente vivem menos. Doenças como tumor de mama, tumor de testículo, doenças uterinas e prostáticas, são minimizadas de forma eficaz com a castração, ou seja, esse procedimento está diretamente ligado à qualidade de vida do seu animal.

Procedimento

O procedimento envolve a retirada do útero e dos ovários em fêmeas e dos testículos nos machos, que além de serem os responsáveis pela reprodução; são também os órgãos que produzem uma série de hormônios que afetam diretamente o comportamento do seu pet.

Com a castração, os animais não têm mais a necessidade de se reproduzir, brigar por seu território ou pelo parceiro; portanto torna-se natural que eles fiquem mais tranquilos e menos agressivos.

Após a Castração

Também ocorrem alterações hormonais que interferem diretamente na quantidade de energia que o animal utiliza durante o dia, fazendo com que ele gaste menos energia para suas atividades diárias. E como a quantidade de alimento continua sendo a mesma, esses animais tendem a ganhar peso com mais facilidade. Isso sem levar em consideração que algumas raças já têm a predisposição para que isso ocorra. 

Portanto, o que podemos afirmar, é que o aumento de peso do animal é decorrente do comportamento adotado pelo mesmo, e do tipo e da quantidade da dieta e a rotina imposta pelo tutor. É papel fundamental do responsável pelo pet estar atento às medidas necessárias para que ele não passe por esse processo de ganho e mantenha sua saúde.

Algumas medidas que devem ser tomadas para controlar o bem-estar do seu bichinho são: após a castração é possível reduzir a quantidade de alimento para ajustar ao novo metabolismo do animal, aumentar a quantidade de passeios (visto que exercícios são fundamentais) e brinquedos que o estimulem a manter atividade física.

Não há motivos para se preocupar com um pet gordinho se as devidas precauções forem tomadas à partir do momento da castração; então mantenha-se consciente da importância desse procedimento e aproveite a companhia do seu amigão por muito mais tempo.

compartilhe esta publicação!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email