Icterícia em gatos:
conheça as causas mais comuns

Você conhece as causas mais comuns da Icterícia em gatos? Neste artigo explicamos para você!
Artigo Icterícia em gatos- conheça as causas mais comuns Hospital Veterinário Butantã

Escrito por

Centro Veterinário Butantã

Você sabe o que é Icterícia?

Esse sintoma clínico é frequentemente encontrado em felinos, e pode indicar diversas doenças e desequilíbrios no corpo do animal. Para definir as causas do sintoma é necessário realizar testes laboratoriais e exames por imagem, porém há alguns sinais que podem ser observados para ajudar a identificar a doença.

Gatos ictéricos possuem coloração amarelada na pele, esclera, palato e/ou mucosas. A Icterícia pode ocorrer por hemólise, que é a destruição das células vermelhas do sangue, pode ser também por doenças hepáticas ou ainda pos doenças obstrutivas das vias biliares. Pelas multiplas causas de ictericia é importante buscar uma clínica especializada.

Sintomas

Caso você note qualquer tom amarelado no seu gatinho, leve-o imediatamente ao seu veterinario de confiança! Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura!

Ainda se é possível identificar no seu gato sintomas ligados a anorexia, perda de peso, letargia, depressão, sialorréia, ventroflexão do pescoço, desidratação ou febre, é bom se atentar.

Cada caso é um caso, e em meio a tantas particularidades, realizar exames laboratoriais (sangue, urina e fezes) e de imagem (especialmente ultrassonografia abdominal) é fundamental para um diagnóstico assertivo. Porém, muitas vezes só é possível chegar a uma conclusão concreta por meio de uma análise citológica ou histopatológica do fígado. Assim, é preciso utilizar tratamento de suporte até a obtenção dos resultados finais.

De toda a forma, prestar atenção nos comportamentos e sinais incomuns é essencial. Além disso, mantenha consultas regulares com seu médico veterinário, o acompanhamento de um especialista faz toda a diferença!

compartilhe esta publicação!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email