Nefrologia e Urologia Veterinária

nefrologia e urologia veterinária hospital veterinário Butantã

Sobre Nefrologia e Urologia Veterinária

A nefrologia e urologia veterinária é a especialidade voltada ao diagnóstico e tratamento clínico e/ou cirúrgico de doenças que envolvem os rins, ureteres, vesícula urinária, uretra e próstata de cães e gatos.  Dentre os problemas mais comuns estão a doença renal crônica, injúria renal aguda, infecção urinária, cálculos renais, ureterais, vesicais e uretrais, incontinência urinária, dificuldade para urinar, pólipos em vesícula urinária e neoplasias no trato urinário.

Diagnóstico

O diagnóstico e tratamento das doenças que envolvem o trato urinário são feitos através de sangue, exames de urina, mensuração da pressão arterial, análise de cálculos removidos cirurgicamente e exames de imagem, como ultrassonografia, radiografia e tomografia.

Cada vez mais diagnosticada em cães e gatos, a doença real crônica, é caracterizada pela perda progressiva e irreversível da função renal, ocasionando distúrbios de hidratação e do equilíbrio de minerais do organismo, alteração do pH sanguíneo, aumento da pressão arterial, anemia e aumento das enzimas renais. Felinos e idosos das duas espécies são mais comumente acometidos pela doença, entretanto pacientes jovens também podem desenvolvê-la, daí a importância de avaliações médicas e exames de rotina periódicos em todas as fases da vida. Dentre as raças de gatos, as que possuem maior tendência a apresentar doenças renais são Abissínio, Siamês, Oriental, Persa e Himalaia, enquanto que em cães observamos maior predisposição em Lhasa Apso, Shih-Tzu, Rottweiler, Chow Chow, Bull Terrier, Shar-pei, Dobermann, Pinscher, Samoieda, Golden Retriver, Poodle Standard, Cocker Spaniel e Beagle. Embora a doença renal crônica em cães e gatos não tenha cura, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado das alterações sistêmicas decorridas da doença são primordiais para retardar a evolução do quadro e promover qualidade de vida ao paciente.

Sintomas

O atendimento especializado deve ser procurado em casos onde há ingestão excessiva de água, aumento do volume ou frequência urinária, perda gradativa da coloração da urina, presença de sangue na urina, perda de peso, hipertensão, incontinência urinária, dificuldade para urinar, uso de quimioterápicos, uso de medicamentos para tratamento de doenças endócrinas ou cardíacas, cálculos ou tumores em qualquer porção do trato urinário e doenças da próstata. O tratamento desses pacientes pode envolver cirurgias, aplicação por via intravenosa ou subcutânea de fluidoterapia (soro), transfusão de sangue para correção de anemias graves, uso de dietas específicas, tratamento dos distúrbios minerais e do pH do sangue, uso de anti-hipertensivos, e em alguns casos, hemodiálise.

Perguntas Frequentes sobre Nefrologia e Urologia Veterinária

A dieta renal é formulada a fim de ser um coadjuvante no tratamento da doença renal crônica, entretanto, nem todos os pacientes se beneficiam do alimento e sua prescrição deve ser realizada pelo médico veterinário especializado em nefrologia ou nutrologia.

A fluidoterapia visa manter o paciente com doença renal crônica ou injúria renal aguda hidratado, e só deve ser realizada quando este não consegue fazer isso através da ingestão de água apenas.

A melhor forma de prevenção é através da ingestão de água em quantidades satisfatórias e frequência de micção adequada, além de avaliações médicas e exames periódicos. É importante ressaltar que pacientes idosos e de raças predispostas devem passar por atendimentos clínicos, ao menos, duas vezes ao ano.

De forma geral, as principais causas associadas à formação de cálculos no trato urinário são baixa ingestão de água associada à baixa frequência de micção, entretanto, alguns indivíduos são mais predispostos, independente de fatores externos. Os cálculos vesicais podem se apresentar em diferentes composições, tamanhos, formas e números, e o tratamento é individualizado, podendo se basear na dissolução medicamentosa ou remoção cirúrgica.

Esta especialidade funciona nos seguintes horários:

Especialidade

Se preferir, ligue para (11) 2308-1991